A&T  -  Arte em Tarrafa

Rating: 2.6/5 (329 votos)




ONLINE
1


 Tranquilidade

Compra

Garantida 

 


Curiosidades e Notas
Curiosidades e Notas

Tarrafa

Essa é a rede que se costuma jogar no rio pelos pescadores. Para isso, é necessário técnica para jogar, para melhor captura dos peixes. A técnica se baseia numa abertura correta da tarrafa, para que os peixes fiquem presos e retidos.

O que é Tarrafa


Tarrafa é uma rede de pesca circular com pequenos pesos distribuídos em torno de toda a circunferência da malha.
A tarrafa é arremessada geralmente com as mãos, de tal maneira que a mesma abra-se o máximo possível antes de cair na água. Ao entrar em contato com a água, a rede afunda imediatamente. Jogar uma tarrafa necessita de prática e técnica; para conseguir uma total abertura da rede, é preciso jogá-la de tal maneira que a mesma abra-se por completo no ar. É ainda necessário ter precisão ao jogá-la para que a mesma caia no local desejado, para que os peixes que estiverem entre o diâmetro da tarrafa fiquem presos. Em seguida, o pescador puxa a tarrafa e consequentemente a mesma diminui seu diâmetro, enroscando assim os peixes na malha, e em seguida, retira a rede da água. Esta técnica de pescaria vem sendo utilizada há milhares de anos, passando por diversas modificações.
Atualmente as tarrafas possuem um raio que varia de 1,2 a 3,6 metros. Somente pessoas fortes em alguns casos conseguem puxar a rede, haja vista que a mesma pode estar cheia de peixes. Os pesos (chumbos) são distribuídos ao redor da rede (nas bordas da malha) e pesam em média 1 a 1,5 kg por metro do raio. Anexado à rede, no centro da mesma, encontra-se uma corda, cuja finalidade é puxá-la. Esta corda fica presa no punho do pescador, não o atrapalhando no momento de jogar a rede. Ao puxá-la, a circunferência vai diminuindo, e assim, os peixes vão ficando concentrados no meio da mesma. Junto aos pesos, ocorre uma dobra para o lado contrário da rede, que normalmente é chamada de "saco" é uma espécie de reservatório onde os peixes ficam quando o pescador puxa-a verticalmente.
As tarrafas funcionam melhor em profundidades inferiores ao seu raio. Um dos grandes problemas ao jogar a tarrafa, encontra-se no fato de que a mesma facilmente enrosca-se em qualquer objeto submerso, como por exemplo, galhos, pedras ou tocos de árvores.
Muitas vezes é necessário que o pescador adentre na água para desenrolá-la destes obstáculos, caso contrário, é muito provável que a malha arrebenta.
A tarrafa pode ser jogada de um trapiche, uma beira de rio, na beira do mar, de dentro de uma embarcação miúda, ou em qualquer lugar onde seja possível arremessá-la.


Técnicas para lançar tarrafas

Tarrafas são utilizadas por pescadores para pegar iscas para outros tipos de pesca. Eles geralmente usam essa isca para a pesca profissional ou ainda para uma pescaria mais profunda. Há diversos estilos e tamanhos de tarrafas, o que as torna úteis para pegar diversos tipos de isca para peixe. As boas tarrafas afundarão rapidamente para pegar o peixe que você deseja e cairão com seu formato circular na água, quando arremessadas, e elas não são difíceis de manejar.


Tarrafas simples

Tarrafas simples possuem uma linha para serem arremessadas, para tornar a tarefa mais fácil. Essa técnica de arremesso é feita amarrando-se a linha ao redor da sua mão, fazendo diversos espirais. Nessa posição, segure a linha principal, coloque-a na palma da mão e vire-a para baixo. Essa posição significa que você está pronto para jogar a tarrafa. Jogue-a fazendo uma volta inteira antes de soltá-la completamente no ar. A tarrafa deve estar circular quando cair na água. Deixe que ela afunde o quanto você quiser antes de apertar a linha para fechá-la.


Tarrafas grandes

Tarrafas grandes são aquelas que possuem um raio de 1,8 m ou mais. Elas são usadas para tipos maiores de iscas e são as mais difíceis de lançar. Segure-a com a mão esquerda e amarre-a no pulso esquerdo. Mantenha a tarrafa com a linha de chumbo no chão. Abaixe e divida-a ao meio antes de pegar a parte com a linha de chumbo e levantar. Alcance com a mão direita e pegue o resto da tarrafa. Você está pronto para atirá-la. Posicione-se sem mover as pernas antes de torcer o tronco e jogue a tarrafa com os braços estendidos. Solte em um ângulo superior na direção da isca.


Tarrafas pequenas

Tarrafas pequenas possuem um raio com menos de 1,5 m e são mais fáceis de se manusear do que as maiores. Para atirar a tarrafa, aperte-a no pulso esquerdo, fazendo uma pequena espiral com a mão direita. Segure a tarrafa no seu lado esquerdo e agarre-a com a mão que deseja atirar na altura da sua cintura. Segure a linha de chumbo com a outra mão e a mantenha distante do seu corpo. Gire o seu corpo para um lado, com os braços esticados, antes de levar a tarrafa para perto do alvo e atirá-la.

 

NOTA: Produtos utilizados na confecção das Tarrafas.
Durabilidade dos produtos:
Nylon (Linha de Pesca): 650 Anos
Nylon (Corda): 30 a 40 Anos
Chumbo: Tempo Indeterminado